Junho já começa com uma data importante pra lembrar: o Dia do Meio Ambiente.
O assunto é tão vasto que todos os setores imagináveis poderiam comemorar de alguma forma. Contudo, não creio que vá haver muita festa... Penso que ainda estamos na fase de culturalização, ou seja, de ensinar as pessoas de que o meio ambiente não vai durar para sempre e precisa ser cuidado. É uma fase extremamente importante, mas também muito difícil porque envolve hábitos, crenças, boa vontade e disposição para mudar. Impossível? Não! "Perfeitamente possível", como gostamos de dizer. Inclusive este blog foi criado para mostrar pra vocês que dá.
Creio que a arquitetura é um dos setores que primeiramente se colocou "ao lado" do meio ambiente, pois precisou pensar antes como conciliar a cresente urbanização das cidades com os recursos naturais disponíveis. Até hoje este é - e sempre será - o nosso maior desafio. Não apenas para nós, arquitetos, mas governantes e sociedade também.
Seguindo a linha de "aculturar" o povo, Novo Hamburgo tem uma programação recheada de palestras para esta data. Já Porto Alegre vai incentivar o uso de bicicletas nas ruas. Nós vamos seguir criando e oferecendo soluções mais sustentáveis em cada projeto e procurando também vivê-los no dia-a-dia.
E VOCÊ?
Grande abraço,
Luís Maldaner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário