PESQUISAR

terça-feira, 7 de junho de 2011

casa container

Uma das principais ideias da sustentabilidade é o reaproveitamento de materiais disponíveis. Aí entra o trabalho dos arquitetos, decoradores, designers e afins, turma essa que tem o compromisso - e o prazer! - de transformar lixo em criatividade, funcionalidade e beleza.

Há alguns anos, desenvolvemos o projeto CASA CONTAINER, bem dentro destas características, e, confesso, um dos meus favoritos. O desafio de reutilizar um material e mudar seu uso, transformando-o em algo tão diferente daquilo para o qual foi concebido é muito envolvente! No caso de um container, por exemplo, onde a estrutura já está pronta e as medidas são tão específicas, o desafio aumenta. Resta-nos ajustar o projeto a esta modulação, o que, costumamos dizer, é como brincar de lego. 

 Minha proposta residencial - 2011

A reutilização de um material que depois de algum tempo de uso ficaria obsoleto, causando muita tranqueira em portos, aliado ao baixo custo para a edificação, são as principais vantagens que eu considero no uso de um container. Mas outras, como resistência e versatilidade, também são levadas em conta na hora de escolher este material.

Bacana é que hoje há muitos projetos semelhantes espalhados pelo mundo. E não se restringem apenas à moradia, mas há lojas, escolas, hotéis, enfim... tudo o que a imaginação daquela turma criativa mandar.

Abraços,

Luis Maldaner.

Loja Container da Puma, EUA


Loja Container da Puma, EUA


Loja Container em Novo Hamburgo


Casa Container em Minesota, EUA

Um comentário: