PESQUISAR

sexta-feira, 22 de julho de 2011

novos projetos

Andamos muito orgulhosos aqui pelo escritório, e não é sem motivo! Fomos contratados para encabeçar dois projetos distintos, ambos de tirar o fôlego de apaixonados por arquitetura e sustentabilidade como a gente.

Em Campo Bom, cidade vizinha à nossa, vamos levantar a primeira casa container da região num projeto residencial. Já falamos sobre casas container aqui outras vezes, vocês lembram? Mostramos até um filme que fizemos de um projeto nosso mais antigo. Existem lojas container por aqui, mas projetar uma casa é muito mais interessante, daí estarmos tão empolgados!

Casa Container, projeto residencial
Sabemos que a contrução civil é um dos negócios que mais gera lixo e desperdício. Mas nem tudo pode ser descartado, pode? O desafio dos profissionais da área é reciclar o que não pode ser lixo, de forma funcional, econômica, bela. Felizmente, cresce a consciência dos limites dos recursos naturais mundo afora. Na Big Apple, por exemplo, uma série de enormes fábricas antigas foram transformadas em lofts, tornando-se um projeto de vanguarda, cool. Para o Brasil, as casas container ainda são o que há de mais avant garde neste aspecto. 

O outro projeto de que falamos é sobre uma reforma que será feita no sistema  steel framing, para ampliar o espaço de uma academia em Novo Hamburgo. Trata-se de um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. Nestas estrututuras não há tijolo ou cimento, sendo que o concreto é apenas empregado nas fundações.
As construções com estrutura em aço distinguem-se no isolamento térmico e acústico e na regulação da umidade no ambiente, tendo ainda a rapidez, conforto e segurança estrutural como vantagens sobre o sistema tradicional. Por isso este tipo de estrutura é cada vez mais popular em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Países Nórdicos, França, Alemanha, Coreia do Sul e Japão (fonte wikipedia).



Um prédio sendo construído no sistema steel framing
As estruturas metálicas juntas são tão resistentes quantro o s tijolos que conhecemos

Em Wisconsin, um prédio pronto, construído em steel framing
Mas, alto lá! Antes de achar que este projeto é mais caro do que alvernaria, leve em consideração que o custo benfício compensa, até porque, na ponta do lápis, a diferença é pequena quando comparada com as vantagens.

Tão logo colocarmos o tapume na frente dos projetos, as fotos estarão aqui e nas nossas mídias sociais, para vcs acompanharem tudo e palpitarem à vontade. 

Já dissemos que estamos empolgados?
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário