PESQUISAR

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

design steampunk

Já comentei por aqui que quando criança eu gostava de criar meus próprios brinquedos com o que achasse interessante na minha frente: pedaços de canos, tocos de madeira, ilhoses, parafusos, etc. Depois de grande me arrependi de não ter nada fotografado porque as lembranças que ficaram eram de invenções realmente muito bacanas... mas isso só até eu conhecer o Steampunk.

“Steampunk é um gênero que pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem (...) Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade de espaço e tempo na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.” (wikipedia)

Quem assistiu “De volta para o Futuro”? “A Liga Extraordinária” e “Van Helsing” também são exemplos de filmes ambientados exatamente neste período da literatura. O movimento, entretanto, extrapola as fronteiras da arte, do cinema e da literatura, sendo considerado por alguns uma cultura. Já existe no Brasil conselhos de Steampunk que organizam diversos eventos com uma regra básica nunca pode ser quebrada: estar vestido a caráter.

Mas é mais fácil entender vendo do que lendo explicações, por isso separei algumas fotos da web que achei interessante. Observe como tudo é feito a partir de sucata, de restos de matéria prima e materiais de descarte. Uma curiosa mistura de arte reciclável com aquele eterno ar retrô futurista que tanto me fascina.

Nem de longe se parecem com os meus...

Grande abraço
L. Maldaner.
Se existissem salões de beleza na era Vitoriana...

Criatividade
Nada fácil detalhar uma obra tão pequena
Tecnologia antiga e atual
Capa para iPhone steampunk
O escaravelho é bastante utilizado neste gênero
Lovely princess stempunk
Não falei das roupas?
Dentro da cabeça de Julio Verne...
Queria ter inventado essa

Vou dar uma voltinha, bye!

Nenhum comentário:

Postar um comentário