PESQUISAR

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

sustentável ao alcance

Entre os tantos mitos que envolvem a palavra sustentabilidade, há um que geralmente está no topo da lista: 
 
1º Que uma obra sustentável é cara!

Para desmistificar essa ideia, convidamos um cliente nosso, Márcio Martins, um jovem que confiou a nós o sonho da 1ª casa própria, para escrever sobre esse paradoxo. Pra ele ficou claro que um projeto conceitual não precisa ser grande nem necessariamente oneroso. Seu projeto conta com 84m² de área útil num condomínio residencial em NH, e terá uma suíte e um quarto multiuso.

Para o Márcio que nos honrou com sua participação aqui, nosso MUITO OBRIGADO!

Depois de consultar vários profissionais, senti confiança que o discurso de "sustentabilidade" era colocado em prática e pude comprovar no escritório, bem como em algumas obras que o Luís me mostrou que já utilizam materiais alternativos ecologicamente corretos e economicamente corretos para o meu projeto.

Inspiração: minha ideia era fazer algo simples, confortável e funcional, que na minha concepção são características de algo moderno. O orçamento é "curto", e precisava que alguém topasse trabalhar com estas especificações, buscando materiais e alternativas que possibilitassem economia. Isso também passava necessariamente por um projeto que não alterasse as características do terreno, em aclive. Como a princípio vou morar sozinho, é necessário que eu consiga receber os amigos, namorada e família com conforto, especialmente para confraternizar, e ao mesmo tempo, que eu tenha a possibilidade de expandir a estrutura para abrigar mais moradores :-)


Era necessário que os desníveis ou sobre pisos fossem acessados de forma fácil, por isso optamos por inicialmente escadas com poucos degraus e elevador e na versão final por rampas. Idealmente eu gostaria de aproveitar a vista e a iluminação natural que o terreno proporciona, já que comprei o mesmo pensando nisto.

E mais:
Há espaço para o cão (Bull Terrier e possibilidade do fazer um telhado verde e cisternas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário